fbpx
Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Febre Amarela

O que é

Pela definição do ministério da saúde a febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

 

Causas

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados, o Aedes Aegypti ou o Haemagocus Sabethes. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

 

Sintomas

Os principais sintomas da febre amarela são febre, dor de cabeça, calafrios, enjoo, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados e pode haver sangramento nas gengivas e nariz, fezes escuras e urina com sangue. Estes sintomas surgem entre 3 e 7 dias depois de ser picado pelo mosquito.

Nos casos mais graves podem aparecer sintomas como problemas cardíacos, doenças dos rins e do fígado e hemorragias. E, caso a pessoa não receba a assistência médica devida, a febre amarela pode levar a pessoa a óbito, por isso, o ideal é que o paciente permaneça no hospital para receber o tratamento recomendado pelo médico.

Pele Amarelada: O vírus da febre amarela faz com que a pele fique amarelada porque ele afeta o fígado impedindo que se formem fatores de coagulação sanguínea, aumentando a quantidade de bilirrubina no sangue. Como esta bilirrubina é amarela, o seu acúmulo na pele e nos olhos faz com que estes fiquem amarelados.

 

Tratamento

O tratamento para febre amarela consiste apenas em aliviar os sintomas que a doença provoca através de medicamentos analgésicos e antipiréticos que não contenham ácido acetilsalicílico que poderia levar à morte do paciente. O mesmo deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas quando indicado. A Febre Amarela requer internamento hospitalar para evitar que a doença evolua para casos mais graves. Caso o paciente dê entrada com a situação já agravada o tratamento pode ser realizado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital (UTI), para que se possam tratar as complicações e reduzir os riscos de morte.

 

Prevenção

A única forma eficaz para se evitar a doença é através da vacina contra a Febre Amarela. No caso de viagem para as áreas endêmicas, a vacina deve ser aplicada com 10 dias de antecipação.

Importante: A Vacina da febre amarela pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos.

A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Está em dúvida? Fale conosco

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Seu telefone:

Serviço:

Sua mensagem: