Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Tétano

O que é

É uma doença causada pela infecção da bactéria Clostridium tetani que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem até matar.

 

Causas

A bactéria causadora do tétano é encontrada nas fezes de animais e seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele, entrando no organismo a partir de feridas, cortes, arranhões, etc.

 

Sintomas

Os principais sintomas do tétano são rigidez no maxilar, nos músculos do pescoço, da nuca e do abdômen, a febre, sudorese e espasmos corporais que provocam dor e duram por vários minutos, geralmente causados por sons altos, toque físico e sensibilidade à luz.

 

Tratamento

O tratamento do tétano é feito através da administração de imunoglobulina ou soro antitetânico, além de antibiótico venoso e limpeza cirúrgica do ferimento. Pode ser necessário o emprego de respiradores artificiais.

O tempo de internação do paciente com tétano sempre é longo, durando de três a quinze semanas. Os antibióticos podem ser usados para eliminar as bactérias, mas não têm efeito sobre a toxina que elas já tenham produzido. Podem ser utilizados depressores do sistema nervoso central e ansiolíticos, para reduzir a ansiedade e a resposta espástica aos estímulos.

O paciente também deve receber o esquema vacinal completo contra o tétano.

 

Prevenção

A vacina contra o tétano ainda é o melhor preventivo existente e deve ser renovada a cada 10 anos. Além disso, é sempre importante reforçar que todo e qualquer machucado deve ser devidamente higienizado, evitando o seu contato com possíveis fontes de contaminação.

Está em dúvida? Fale conosco

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Seu telefone:

Serviço:

Sua mensagem: