fbpx
Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Por que se vacinar contra a Febre Amarela?

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

 

Você sabia? Fabre Amarela Mata.

É uma doença viral infecciosa grave, transmitida aos homens e macacos através da picada de um mosquito (infectado com a febre Amarela), o Aedes Aegypti.

O aumento da temperatura favorece a reprodução dos mosquitos transmissores e, por consequência, o potencial de circulação do vírus,

De acordo com números divulgados pelo ministério da saúde, de 1º de janeiro a 8 de novembro de 2018 foram registrados 1.311 casos e 450 mortes, quase o dobro do identificado no mesmo período do ano anterior, 736 casos e 230 mortes.

Há uma possibilidade de um alto índice de casos de febre amarela no Brasil durante o verão. Esta previsão se dá pelo cenário de baixa cobertura vacinal. Por isso, a vacinação é fundamental.

 

Não existe tratamento, e alguns medicamentos como os salicilatos ( Aspirina, AAs…) devem ser evitados, assim como alguns anti-inflamatórios (Ibuprofeno, naproxeno) pois podem aumentar o risco de hemorragia (sangramento); um dos sintomas da doença. Outros sintomas como febre, dores no corpo e dor de cabeça podem ser aliviados quando o médico indica algum analgésico ou antitérmico. O médico, não você ou algum conhecido.

Febre Amarela é uma doença séria e a automedicação pode acabar piorando o quadro.

Então ao sentir algum dos sintomas, como febre súbita, alta e persistente, calafrios, fadiga, dores no corpo, dor de cabeça intensa, náuseas e vômito, ictericia (olhos, mãos e pés amarelados), hemorragia procure imediatamente atendimento médico.

Como posso me proteger da Febre Amarela?

A maneira mais eficaz de proteção contra a febre Amarela é a vacinação, deve ser feita em bebês a partir dos 9 meses de idade, adolescentes e adulto. O uso de repelentes, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo também são medidas de prevenção.

A vacina contra febre amarela só não pode ser aplicada em alérgicos à proteína do ovo em pessoas com contra-indicações médicas.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
Artigo anteriorPróximo artigo