fbpx
Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Você já ouviu falar na Vacina DTPa?

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  

Manter o calendário de vacinação  em dia é fundamental para garantir a saúde e proteção de todos. Entre tantas vacinas, não podemos esquecer da DTPa, e é exatamente sobre ela que vamos abordar neste post. A vacina DTPa é muito segura e eficaz na prevenção da difteria, tétano e coqueluche. Essas doenças são muito graves para as pessoas, sendo que a coqueluche é uma das principais causas de morte em recém-nascidos. A vacina é composta por múltiplas toxinas da difteria e do tétano combinados com antígenos purificados da bactéria causadora da coqueluche.

Quer saber mais sobre as indicações, benefícios e principais dúvidas sobre a vacina DTPa?

Então continue e leitura!

Para que serve a vacina DTPa?

Como já citamos, a vacina Tríplice Bacteriana Acelular oferece proteção contra três doenças bacterianas. A seguir, conheça mais sobre cada uma delas:

Difteria

A difteria é uma doença potencialmente fatal que geralmente envolve o nariz, a garganta e as vias aéreas, mas também pode infectar a pele. Sua principal característica é a formação de uma membrana acinzentada que cobre as amígdalas e a parte superior da garganta. Entre as complicações da doenças estão paralisia, insuficiência cardíaca e até a morte.

Tétano

O tétano é uma infecção causada por uma bactéria que vive no solo, poeira, saliva e esterco. A bactéria entra no corpo através de cortes, arranhões ou mordidas na pele. A doença afeta o sistema nervoso central e causa contrações musculares dolorosas que normalmente afetam o corpo todo e podem levar à morte. Em alguns casos é impossível abrir a boca e a alimentação do paciente é feita apenas por sonda ou via intravenosa.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença respiratória, caracterizada por uma tosse intensa que pode causar pneumonia, convulsões, danos cerebrais e morte. É uma doença muito contagiosa e comum entre bebês e crianças pequenas. Para crianças menores de um ano, a coqueluche pode ser fatal.

Quem deve tomar a vacina DTPa?

Todas as pessoas devem tomar esta vacina, tão importante ela é. Após os 4 anos de idade, esta vacina deve ser aplicada de 10 em 10 anos para mantermos à imunidade ativa.

A vacinação de gestantes é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. 

É recomendável que toda gestante realize a aplicação da vacina DTPa entre as 27º e 36º semana de gestação. Durante esse período, a efetividade de imunização para o bebê chega a 91%. 

O recém-nascido fica protegido contra difteria, tétano e coqueluche nos primeiros meses de vida. A primeira dose da vacina DTPa deve ser aplicada em bebês com 2 meses de idade, a segunda dose aos 4 meses e a terceira dose aos 6 meses de idade. Para fortalecer a imunização é recomendável que adultos e adolescentes que terão contato próximo com o bebê também sejam vacinados. Portanto, pais, tios, avós, irmãos, cuidadores e profissionais da saúde devem ser imunizados cerca de 15 dias antes do contato com o recém-nascido.

Dúvidas frequentes sobre a dTpa

Confira as dúvidas mais comuns sobre a vacina Tríplice Bacteriana Acelular (DTPa).

Quais são os efeitos colaterais?

O efeito mais comum é ma leve dor no braço no dia posterios à vacina, Também pode causar vermelhidão, irritação e coceira no local da injeção, febre, perda de apetite, sonolência e irritabilidade. 

Quem não deve receber a vacina DTPa?

Crianças que tiveram alguma reação alérgica grave à vacina não devem receber outra dose. 

A vacina DTPa é segura?

Sim. A vacina DTPa é segura para a mãe o bebê. Após a vacinação, a gestante passa os anticorpos para o feto e isso garante a imunização nos primeiros meses de vida. Além disso, a DTPa é  totalmente segura para adultos e recomendada pelos principais órgãos de saúde do mundo todo.

A vacinação é a melhor forma de imunizar adultos e crianças contra difteria, tétano e coqueluche. Para solucionar dúvidas ou saber mais informações sobre a vacina DTPa, entre em contato com a gente.


Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
Artigo anteriorPróximo artigo