Você sabe o que é varicela e catapora?

•

A varicela também conhecida como catapora, é uma doença infecciosa e muito contagiosa. É causada pelo vírus varicela-zoster, Antes de surgir a vacina de prevenção, a catapora era uma doença muito comum na infância. Uma vez que você pega essa doença adquire imunidade para o resto da vida. Porém,  o vírus da catapora se mantém no nosso organismo durante toda a vida, em estado adormecido, podendo desenvolver  uma doença chamada Herpes-Zoster, também conhecida como cobreiro. Já falamos anteriormente, aqui no blog sobre a Herpes-Zoster.

Grupos de Risco

A varicela ou catapora é uma doença extremamente contagiosa, então toda e qualquer pessoa que permanecer por perto do doente corre o risco de se contagiar, caso ainda não tenha tido a doença ou feito a vacina.

As crianças estão no topo do grupo de risco, por serem mais frágeis e suscetíveis a doenças elas tem mais chances de se contagiar com a varicela ou catapora. Mas o risco de complicações por causa da doença é até dez vezes menor que as chances que um adulto tem de ter consequências causadas por varicela.

Sintomas:

A varicela ou catapora tem uma duração de 5 a 10 dias. E os primeiros sintomas surgem por volta de dois dias antes de surgirem as erupções na pele. Antes de desaparecerem por completo, as bolhas vermelhas permanecem na pele em torno de 7 dias.

Principais Sintomas da Varicela ou Catapora:

·         Mal-Estar

·         Perda de apetite

·         Febre

·         Dor de barriga

·         Dor de cabeça

·         Bolhas vermelhas na pele, espalhadas pelo corpo

·         Coceira

Os sintomas, considerados mais graves da doença aparecem principalmente em crianças que possuem o sistema imunológico mais fraco e com problemas. Ou seja, que possuem alguma doença, que fazem uso de medicamentos como esteroides ou quimioterapia, ou que possuem doença de pele como a dermatite atópica.

As bolhas vermelhas em seu primeiro estágio aparecem no rosto, no tronco ou no couro cabeludo, após se espalham pelo corpo todo. Depois de dois dias, essas bolhas viram crostas acinzentadas. Enquanto novas bolhas vermelhas aparecem e se espalham pelo corpo, causando muita coceira. Podem aparecer bolhas nas pálpebras e na boca também, são lugares afetados com grande frequência pela catapora.

Consequências da Varicela ou Catapora

Em crianças, existe um risco menor de complicações graves porém pode acontecer,  os adultos estão mais propensos a ter complicações por causa da varicela ou catapora essas complicações afetam principalmente os pulmões, o cérebro e a pele. Complicações graves acontecem especialmente em pessoas que estejam fazendo tratamento com cortisona ou com o sistema imunológico comprometido.

Métodos de Prevenção

A prevenção da doença é feita através da vacina contra varicela e é indicada após o primeiro ano de idade. O esquema vacinal são duas doses da vacina com intervalo de três meses entre elas.

Porque é importante realizar a vacina contra varicela ou catapora?

A vacina é extremamente importante para evitar a doença e sua propagação, já que a catapora é uma doença altamente contagiosa. Tomar a vacina contra essa doença evita também a probabilidade de que haja alguma complicação nos estágios da doença e mesmo depois que ela for contida. E mesmo que você não esteja no grupo de risco para complicações, a varicela é uma doença muito incômoda e pode colocar em risco todos a sua volta.

Para maiores informações sobre a Varicela ou Catapora entre em contato com a Prevenir e tire todas as suas dúvidas sobre essa e outras doenças.

•
Artigo anteriorPróximo artigo