Dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4

A infecção pelo vírus é provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização.

Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. O Aedes aegypti não é só transmissor da dengue, esse mosquito também transmite outras doenças como a febre amarela. Ele pica as vítimas durante o dia e coloca seus ovos em água limpa e parada. O Aedes aegypti apresenta várias pintinhas brancas pelo corpo, fazendo com que seja facilmente reconhecido.

A dengue se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.

Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

A Vacina contra a Dengue é uma poderosa arma na luta contra esta doença. Ela previne a infecção causada pelos quatro sorotipos de dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.