Hepatite

É uma doença, geralmente uma inflamação, que provoca a degeneração do fígado.

Os principais causadores da Hepatite são os vírus, as bactérias, além do consumo excessivo de produtos tóxicos, como remédios, álcool e algumas plantas. A transmissão da hepatite ocorre principalmente através do ato sexual com uma pessoa infectada, onde há o contato com o sêmen, secreção vaginal ou anal.

Na maioria dos casos as pessoas as pessoas contaminas pela hepatite não apresentam nenhum sintoma. O que faz com que estas não percebam que estão infectadas até que a doença atinja uma fase aguda, quando começam a aparecer a falta de apetite, febre, fadiga, náuseas, vômitos, dor abdominal e nas juntas, escurecimento da urina, coloração acinzentada nas fezes e olhos amarelados (pele e mucosas).

Tipos da doença

Existem 6 tipos de vírus da Hepatite, são eles: A, B, C, D, E e G.

E ainda, existem as hepatites autoimunes, que para sua defesa, desenvolvem auto-anticorpos que atacam as células do fígado.

Os tipos de hepatite mais conhecidos são:

HEPATITE A

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

As pessoas infectadas eliminam o vírus nas fezes, que podem contaminar alimentos, água e objetos, como utensílios de cozinha e brinquedos. A infecção ocorre ao colocarmos algo contaminado na boca.

O vírus e extremamente resistente, podendo sobreviver por semanas em objetos, alimentos crus, cozidos ou congelados, e até mesmo em gelo e água salgada, aumentando a possibilidade de infectar pessoas.

​Qualquer pessoa que esteja em contato próximo a uma pessoa infectada está sob o risco. As crianças particularmente porque não tem muita noção de higiene. O vírus da hepatite A se propaga rapidamente em parques, escolas e outras instituições como creches e também em casa.

HEPATITE B

É uma doença infecciosa inflamatória do fígado causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Seu modo de transmissão se dá principalmente por relação sexual, contato sanguíneo ou de mãe para filho.

HEPATITE A + B

Infecções do fígado (hepatites) causadas pelos vírus da hepatite A e hepatite B.

Infelizmente, ainda não existe um tratamento específico para a fase aguda da doença, embora, os principais sintomas possam ser amenizados, como as náuseas e os vômitos.

Entretanto, o repouso, a hidratação, a boa alimentação e não ingestão de remédios e álcool durante o período da infecção (4 a 5 semanas) podem ajudar a resolver a maioria dos casos.

O importante é eliminar o consumo dos geradores da doença, como os remédios que provocam a toxicidade no organismo e impedem o fígado de trabalhar normalmente e se autorregenerar.

Para combater alguns tipos de hepatite são necessários alguns remédios específicos, os quais precisam ser devidamente recomendados pelo seu médico.

Importante: Não se automedique, procure um profissional especializado para encaminhar seu tratamento.

Existem vacinas eficazes contra a Hepatite A, Hepatite B e a combinada Hepatite A e B.

Não existe uma vacina contra a Hepatite C, mas as pessoas que portam o vírus devem tomar as vacinas contra as hepatites A e B, contra a gripe (anualmente), e também contra a pneumonia.