Rotavírus

É o principal vírus causador de diarreia nas crianças, por ser muito comum e de fácil contágio ficou conhecido como virose. O Rotavírus recebeu este nome por sua forma circular.

O Rotavírus também pode atingir os adultos, mas costuma causar problemas mais graves em crianças de até 2 anos.

De fácil proliferação o vírus pode ser transmitido na troca de brinquedos entre as crianças, compartilhamento de talheres, objetos pessoais, água, alimentos e até pelo ar.

Essa doença pode apresentar sintomas sérios e por vezes não apresentar nenhum. Mas os sintomas mais comuns são a diarreia, a febre, os vômitos e, por consequência, a desidratação. Nas crianças, quando o caso se agrava, podem surgir as dores de garganta, dificuldade respiratória, coriza e tosse seca.

Ainda não existe um tratamento específico para o Rotavírus, mas é de fundamental importância que a desidratação seja combatida e que a criança fique sob observação, para que se possa acompanhar a evolução dos sintomas, para o caso de uma possível internação hospitalar.

A vacinação contra o rotavírus é de fundamental importância. Além disso, cuidados com a higiene e a hidratação constante com água devidamente tratada devem ser igualmente observados.