Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa que causa febre, manchas na pele e outras complicações, e é muito comum na infância.

Sarampo é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas.

O sarampo é transmitido na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

O sarampo também pode ocasionar infecção no ouvido, diarreia e encefalite (inflamação no cérebro que pode levar a convulsões, surdez ou retardamento mental).

Em raras ocasiões o sarampo pode ser fatal. Em mulheres grávidas o sarampo pode ocasionar aborto espontâneo ou parto prematuro.

Não existe tratamento específico para o Sarampo, o que há é o tratamento para diminuir sintomas como a febre e tosse. Quando o médico indica algum antibiótico, ele servirá para combater alguma possível complicação que possa estar se apresentando.

Mas, basicamente o tratamento dos sintomas do sarampo ser resumem a hidratação, alimentação saudável, suplementação de vitamina A e medicamentos sintomáticos para febre, náuseas e vômitos.

A melhor e mais eficaz forma de prevenção são as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral ​(sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

São indicadas duas doses, uma aos 12 meses e a segunda quando a criança tiver entre 1 ano e 3 meses e 2 anos de idade.