HPV – Perguntas e respostas Sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV)

•

Através do vírus HPV, Papiloma Vírus Humano, todo ano, mais de 5 mil mulheres morrem vítimas do câncer de colo de útro no Brasil. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por cancêr no Brasil. Como a infecção é assintomática a pessoa infectada pode transmitir o vírus sem saber.

A boa notícia, é que é evitável pela vacina do HPV.

01. Para quem esta vacina é indicada?

Atualmente a vacina é aprovada pela Anvisa para uso adulto e pediatrico, para meninas e mulheres entre 9 e 45 anos e entre 9 e 26 anos para meninos e homens. Estudos de eficácia comprovam formação de anticorpos em quase 100% da população estudada e eficicácia clínica muito elevada.

02. Vale a pena o adulto fazer a vacina?

Sim, queremos enfatizar que o HPV anogenital é a infecção viral mais frequentemente transmitida sexualmente no mundo. estima-se que o número global de mulheres infectadas por este vírus chegue a 291 milhoes. No Brasil, o cancer de colo de útero ocupa a 3º posição em ocorrência.

o Vírus é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, sendo o risco de contágio bastante elevado; o preservativo não protege da infecção em 100% dos casos. Com o emprego da vacina haverá proteção contra os tipos de vírus nela contido, que são os principais tipos cirais relacionados às verrugas  e aos canceres anogenitais.

03. Por que vacinar meu filho (a) tão cedo contra o HPV?

A resposta imune humoral ( níveis de anticorpos) contra os vírus contidos na vacina, é maior quanto mais cedo o(a) adolescente recebe a vacina.

os jovens estão iniciando  a atividade sexual cada vez mais cedo, a idade mediana de inicio da atividade sexual hoje no Brasil é de 14 anos, sendo que durante os primeiros anos de atividade sexual a mudança de parceiros costuma ser frequente, bem como o não uso de preservativos. Assim, os jovens estão expostos a contrair múltiplos tipos de HPV. A vacinação não estimula o inicio precoce da atividade sexual.

04. Já tive infcção pelo HPV adianta tomar a vacina?

Após ter eliminado uma infecção por determinado tipo de HPV, as pessoas continuam sob risco de se contaminarem com um novo tipo de HPV durante toda sua vida. Estudos mostram que a vacina não ten efeito negativo no curso de infecções já estabelecidas, a vacina formará anticorpos caso a paciente não os tenha.

05. Qual o perfil de segurança da vacina contra HPV?

A organização Mundial de saúde (OMS), o Conselho Consultivo para Práticas de Imunizações e Food and Drug Administration (FDA) ressaltam em seus relatórios que a vacina possui bom perfil de segurança.

A maioria dos efeitos adversos se restringiu aao local da injeção, principlamente dor, inchaço e eritema, sendo de intensidade leve a moderada.

A segurança da vacina contra HPV foi bem estudada. Antes de ter sido licenciada pela ANVISA e FDA, passou por anos de teste por meio de ensaios clínicos para garantir sua segurança.

06. Quais as formas de contágio do HPV?

Pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas; pela via sexual, que inclui contatos com orgãos genitais; pode ocorrer mesmo na ausência de penetração; pode haer transmissão durante o parto.

Qualquer pessoa sexualmente ativa pode ser infectada, estudos demonstram que a infecção pelo HPV pode ocorrer independente do estado civil. Dentre as mulheres infectadas 46% estão morando com o companheiro.

07. Como Prevenir o HPV?

A vacinação tem como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV contidos na vacina.

O USO DO PRESERVATIVO é indispensável, mas vale lembrar que ajuda a reduzir a transmissão porém, não garante proteção total, uma vez que o vírus pode ser contraido pelo contato pele a pele.

Exame Papanicolau, deve ser feito anualmente. Fazendo o diagnóstico precoce da lesão antes que esta se transforme em câncer e permite o tramento em tempo hábil com nenhuma ou mínimas sequelas.

•
Artigo anteriorPróximo artigo