Vacinas Meningocócicas

• Sobre a vacina

São duas as Vacinas Meningocócicas disponíveis, confira:

Meningo B

A meningite B é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis do grupo B. A vacina adsorvida meningocócica B (recombinante) é indicada para imunização ativa de indivíduos a partir de 3 meses a 50 anos de idade. Esta bactéria pode provocar infecções graves e, às vezes, de ameaça à vida, como a meningite (caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente) e a sepse (infecção generalizada).

O que a vacina previne

Protege conta meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

Saiba mais sobre a Meningite.

• Indicação

Para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm).

Para adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico.

Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

​Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

• Contraindicação

Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

• Esquema de doses

Esquema vacinal de acordo com a idade do paciente

Lactentes de 2 a 5 meses de idade: 3 doses: 3 – 5 – 7 meses e reforço 12 a 15 meses.

Lactentes de 6 a 11 meses: Duas doses respeitando um intervalo de dois meses com uma dose de reforço no segundo ano de vida.

Crianças de 12 meses até 10 anos: duas doses com intervalo de dois meses entre as doses.

​Adolescentes e  adultos (até 50 anos): 2 doses com 2 meses de intervalo entre as doses.

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro de quatro doses da vacina meningocócica B aos 3, 5 e 7 meses de vida e entre 12 e 15 meses.

Para adolescentes não vacinados antes, a SBP e a SBIm recomendam duas doses com intervalo de um mês.

Para adultos com até 50 anos, em situações que justifiquem: duas doses com intervalo de um mês.

​Para crianças mais velhas que não foram vacinadas o esquema de doses varia conforme a faixa etária.

• Efeitos e eventos adversos

Em crianças menores de 2 anos, febre alta com duração de 24 a 48 horas pode ocorrer em mais de 10% dos vacinados.

Perda de apetite; sonolência; choro persistente; irritabilidade; diarreia; vômitos; erupções na pele; sensibilidade no local da aplicação e ao movimentar o membro onde foi aplicada a vacina; reações locais (dor, calor, vermelhidão, inchaço).

Vacinados com mais de 11 anos podem ocorrer cefaleia; náuseas; dor nos músculos e articulações; mal-estar e reações locais, como inchaço, endurecimento, vermelhidão e dor. A dor local pode ser intensa.

• MENINGITE ACWY

A vacina meningocócica ACWY foi desenvolvida para proteger contra quatro dos cinco principais sorogrupos responsáveis pela doença meningocócica invasiva, a forma mais grave da doença.

O que a vacina previne

Prevenção da doença meningocócica invasiva causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

• Indicação

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças, adolescentes,  adultos e idosos. Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.

​Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

• Contraindicação

Pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.

• Esquema de doses

Para crianças, a vacinação deve iniciar aos 3 meses de idade com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade.

Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos.

​Para adultos, dose única.

• Efeitos e eventos adversos

Inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação; perda de apetite; irritabilidade; sonolência; dor de cabeça; febre; calafrios; cansaço; e dor muscular; sintomas gastrintestinais (incluindo diarreia, vômito e náusea); hematoma grande no local da aplicação; erupções na pele e dor nas articulações; choro persistente.

As reações tendem a desaparecer em até 72 horas.