fbpx
Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Pneumonia

O que é

Pneumonia é uma infecção pulmonar que se apresenta clinicamente na forma de tosse, com ou sem catarro, febre e falta de ar, podendo acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

 

Causas

A Pneumonia é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.

São diversos os agentes que causam a pneumonia, por este fato torna-se difícil identificar em cada caso qual foi o verdadeiro culpado de causar a infecção.

Entretanto, existem alguns fatores de risco que podem ser evitados ou controlados, como o fumo que facilita a penetração de agentes infecciosos; o álcool que interfere no sistema imunológico; o ar condicionado que resseca o ar, tirando a umidade necessária para uma boa respiração e aumentando a proliferação de fungos e bactérias; os resfriados mal curados e as mudanças bruscas de temperatura.

 

Sintomas

Quando a pneumonia se desenvolve no organismo, os segmentos pulmonares acometidos pela infecção são preenchidos por uma mistura de muco respiratório e pus, que é formada por líquido que extravasa dos capilares sanguíneos, dos glóbulos brancos e das bactérias. Isso dificulta muito a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico.

Normalmente a pneumonia apresenta sintomas como febre alta, tosse seca, dificuldade de respirar, dor no peito, mal-estar generalizado, fraqueza, suores intensos, náuseas e vômito.

Mas, dependendo da causa da infecção outros sintomas podem surgir, como no caso da pneumonia causada por vírus, onde a dor de ouvido, espirros, dor de cabeça, dor de garganta e outros sintomas relacionados a gripe podem prevalecer.

Nas crianças ainda, a pneumonia pode acarretar respiração acelerada, ruidosa, perda de apetite com recusa alimentar e dor abdominal.

Nos idosos é comum aparecerem a confusão mental e até a perda de memória.

 

Tratamento

Normalmente a pneumonia é tratada a base de antibióticos, com necessidade de internação hospitalar em alguns casos onde o médico percebe a necessidade. Procure sempre o seu médico para buscar o tratamento adequado.

Prevenção

Existem algumas Vacinas contra a pneumonia que são bastante eficazes, como as Pneumocócicas e vacina contra o vírus influenza, mesmo assim, recomenda-se algumas precauções básicas ligadas a higienização das mãos sempre antes de se ingerir qualquer alimento e depois de ir ao banheiro ou assoar o nariz.

Está em dúvida? Fale conosco

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Seu telefone:

Serviço:

Sua mensagem: