fbpx
Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Vacina Herpes-Zóster

  • Sobre a vacina

    A Vacina combate o Herpes-Zóster, conhecido como cobreiro, que é uma infecção viral, causada pelo mesmo vírus da Varicela Zoster (catapora) que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tórax, tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas.

    O que a vacina previne

    Previne o herpes zóster, popularmente conhecido como “cobreiro”, e também sua principal complicação, a neuropatia pós-herpética, responsável por dor crônica, prolongada, de difícil controle e extremamente debilitante.

  • Indicação

    A vacina está licenciada para pessoas com 50 anos ou mais e é altamente recomendada para maiores 60 anos de idade. Podendo ser feita, dependendo do caso e sob prescrição médica em pessoas com menos de 50 anos.

    Saiba mais sobre o Herpes Zóster (link)

  • Contraindicação

    Pessoas imunodeprimidas.

    Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina.

    Pessoas com tuberculose ativa não tratada.

    ​Gestantes.

  • Esquema de doses

    Dose única.

    Pacientes que já tem HZ devem esperar 6 meses após a última crise para a administração da vacina, bem como suspender com 24 horas de antecedência a medicação Aciclovir. Retornar com a medicação Aciclovir apenas 14 dias após a administração da vacina.

    *É obrigatório respeitar 30 dias de intervalo entre as vacinas Triplice viral ( sarampo, caxumba e rubéola), Catapora e Febre amarela, antes ou após a administração da vacina.

  • Cuidados antes, durante e após a vacinação

    A vacinação não requer qualquer cuidado prévio.

    Adiar a vacinação em caso de doença febril aguda.

    A vacinação de pessoas portadoras do vírus HIV deve ser avaliada por médico, que pode prescrevê-la se não houver comprometimento do sistema imunológico.

    ​Após quadro de herpes zóster, é preciso aguardar 6 meses para aplicar a vacina.

  • Efeitos e eventos adversos

    A segurança da vacina foi avaliada em mais de 30 mil indivíduos acima de 50 anos, inclusive em maiores de 60, 70 e 80 anos, mesmo naqueles com doenças de base (cardiopatias, pneumopatias, diabetes, etc.).

    A incidência de eventos adversos no local da aplicação foi de 34% nos indivíduos que receberam a vacina. Em geral, foram manifestações de leves a moderadas: coceira, vermelhidão, inchaço, dor.

Está em dúvida? Fale conosco

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Seu telefone:

Serviço:

Sua mensagem: