fbpx
Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Vacina Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora)

  • Sobre a vacina

    A vacina tetra viral é uma atualização da tríplice viral e varicela, consiste na combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e catapora.

     

    O que a vacina previne

    Doenças causadas pelos vírus da catapora, sarampo, caxumba e rubéola.

  • Indicação

    Vacina recomendada para crianças, adolescentes e adultos em substituição às vacinas tríplice viral (SCR) e varicela, quando a aplicação destas duas for coincidente.

    ​*Indicada para todas as mulheres antes da idade fértil.

  • Contraindicação

    Gestantes; pessoas com comprometimento da imunidade por doença ou medicação; história de anafilaxia após dose anterior da vacina ou a algum componente.

    *Mulheres que administrarem esta vacina devem respeitar o intervalo de 30 dias para engravidarem. NÃO está indicada para gestantes.

  • Esquema de doses

    Para ser considerada protegida, todo indivíduo dever ter tomado duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês, independentemente da idade.

    ​Para crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam como rotina duas doses, uma aos 12 meses e a segunda quando a criança tiver entre 1 ano e 3 meses e 2 anos de idade, junto com a vacina varicela, podendo ser usadas as vacinas separadas (SCR e varicela) ou combinada (quádrupla viral: SCR-V).

    Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados: duas doses com intervalo de um a dois meses.

  • Efeitos e eventos adversos

    Após a primeira dose, 22% indivíduos vacinados têm risco de apresentar febre. As reações locais incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo.

    Febre alta (maior que 39,5⁰C), que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em 5% a 15% dos vacinados. Em 0,5% a 4% dos vacinados também ocorrem dor de cabeça, irritabilidade, febre baixa, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos e coriza, de cinco a 12 dias após a vacinação.

    Manchas vermelhas no corpo, sete a 14 dias após a vacinação, durando em torno de dois dias.

    ​Todos estes sintomas gerais ocorrem, principalmente, após a primeira dose da vacina.

Está em dúvida? Fale conosco

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Seu telefone:

Serviço:

Sua mensagem: