Coqueluche

A coqueluche, também conhecida como ”Pertussis”, devido ao nome da bactéria causadora, é uma doença infecciosa aguda e transmissível, responsável por acometer o aparelho respiratório (traquéia e brônquios).

É extremamente perigosa para lactantes e crianças com menos de 2 meses de idade, por ainda não terem recebido a primeira dose da vacina

A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis, ou “bacilo de Bordet-Gengou”, que produz uma toxina que faz com que os sintomas de tosse convulsa, constipação e outros se manifestem. Além dessa bactéria, cerca de 5% a 20% dos casos de coqueluche podem ser causados por um outro tipo mais grave, a Bordetella parapertussis.

Esta doença compromete o aparelho respiratório e evolui em três fases distintas:

Na primeira, os sintomas são leves, semelhantes ao da gripe, com a produção de catarro, depois vem a tosse seca contínua, com o avanço, já na parte aguda, os acessos de tosse são sucedidos por inspirações prolongadas e forçadas, é quando aparece o vômito, a dificuldade para se alimentar, beber e respirar e todas as consequências destas ações, como desidratação, e a fraqueza muscular.

O tratamento da coqueluche é realizado através de antibióticos e normalmente é necessária a administração de soros intravenosos para as crianças se recuperarem da desidratação. O tratamento para adultos costuma ser realizado em casa, devido ao rápido efeito dos antibióticos sobre a bactéria causadora da doença.

Ao detectar os sintomas procure um médico para dar início ao tratamento. Evite a automedicação.

A vacina é o melhor preventivo contra a coqueluche. A vacina tríplice bacteriana é eficaz e previne também contra a difteria e o tétano.