Vacina Varicela (Catapora)

• Sobre a vacina

A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, mas adolescentes e adultos também podem contrair a doença; é causada pelo vírus varicela-zóster. É altamente infecciosa, transmitida pelas vias aéreas, através de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada.

A reinfecção por varicela é rara, no entanto, o vírus permanece latente no organismo e quando reativado pode surgir o herpes-zoster.

​O zóster é uma doença da velhice, uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permanece dormente no organismo.

O que a vacina previne

A Varicela (catapora).

Saiba mais sobre a Varicela.

• Indicação

É recomendada de rotina para crianças com mais de 12 meses.

​Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora) devem ser vacinados.

Saiba mais sobre sua necessidade em Grupos Vacinais.

• Contraindicação

Pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior, e gestantes.

Pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor, devem ser consultadas por um médico para a indicação, pois muitas vezes os danos causados pelo adoecimento são maiores que o risco oferecido pela vacina.

• Esquema de doses

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR e, portanto, o uso da tetraviral pode ser adotado.

Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.

• Efeitos e eventos adversos

Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação.