Telefone: (54) 3232-2779 Telefone: (54) 9 9191-8004
Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 719 - Sala 502 - Sarasvati - Vacaria/RS - 95200-000

Herpes Zóster

O que é

O Herpes Zóster, conhecido popularmente como Cobreiro ou Zona, é uma doença infeciosa causada pelo mesmo vírus da catapora, que pode voltar a surgir durante a idade adulta provocando bolhas vermelhas na pele, em qualquer parte do corpo, como rosto, tórax e braços.

Causas

O vírus fica alojado em gânglios nas regiões do tórax ou do abdômen e um dia, por causa da queda da imunidade ou porque a pessoa está mais velha, ele pode aparecer como Herpes Zóster.

Mesmo as pessoas que não tiveram catapora na infância podem desenvolver a doença na vida adulta, basta o contato com o vírus. A população brasileira é muito exposta a este vírus, segundo dados do ministério da saúde, mais de 90% está infectada com o “Varicela-Zóster”.

 

Sintomas

Os sintomas iniciais do Herpes Zóster incluem coceira no local afetado, dor, formigamento ou queimação na região afetada, febre entre 37 e 38ºC e dor de cabeça.

Após cerca de 2 a 4 dias surgem os sintomas típicos do Herpes Zóster ativa, que incluem o surgimento de bolhas e vermelhidão. Em geral, as bolhas atingem apenas um lado corpo, pois acompanham a localização de algum nervo no corpo, percorrendo o seu comprimento e formando um caminho de bolhas e feridas.

Para identificar se os sintomas estão realmente ligados a Hérpes Zóster procure o seu médico.

 

Tratamento

Não há uma cura específica para o Herpes Zóster, assim como as outras doenças virais, o tratamento pode reduzir a duração da doença, aliviando os sintomas e prevenindo possíveis complicações.

Tão logo o diagnóstico seja feito, o ideal é que o médico responsável dê início ao tratamento com medicamentos antivirais, para evitar a evolução e o agravo da doença.

 

Prevenção

É recomendado prevenir a catapora vacinando crianças e adultos para que possam adquirir a imunidade necessária, utilizando a Vacina contra a Catapora (Varicela).

Recomenda-se uma vacina contra Herpes Zóster para pessoas saudáveis ​​a partir 60 anos de idade, independentemente de terem tido catapora ou herpes zóster. Essa vacina diminui as chances de contrair Herpes Zóster pela metade e diminui as chances de contrair neuralgia pós-herpética em dois terços. Se o Herpes Zóster se desenvolver em pessoas que foram vacinadas, o que é raro, mas pode acontecer, ele será menos grave do que em aquelas que não foram vacinadas.

Está em dúvida? Fale conosco

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Seu telefone:

Serviço:

Sua mensagem: